As chinchilas tomam banho em carbonato de cálcio ou pó de mármore. É um pó bem fino e branco em que a chinchila rola e serve para absorver a umidade e a gordura do pêlo, deixando-o sedoso e macio. A adição de füller no carbonato de cálcio é comum (o produto já vem pronto) e deixa o pêlo mais brilhante. O füller é uma substância com alto poder absorvente e detergente, que remove a oleosidade natural do pêlo da chinchila de uma forma segura e eficiente. A adição de füller no carbonato é opcional e depende da preferência de cada criador. Em geral as embalagens trazem a composição do produto e você pode verificar a presença ou ausência do füller antes de comprar.

O banho deve ser colocado diariamente para a chinchila ou, no mínimo, 3 vezes por semana. A quantidade de carbonato de cálcio que deve ser colocada na banheira é de aproximadamente 10 colheres de sopa. Esta quantidade pode ser reutilizada por até uma semana, desde que a chinchila não urine dentro da banheira, neste caso o carbonato precisa ser trocado. Se for reutlizar o pó, peneire antes de colocar a banheira à disposição da chinchila, retirando eventuais fezes.

O banho é muito apreciado pela chinchila e muito divertido de se ver. Pode ser colocado durante ou no final do passeio, o que reforça a identificação da rotina para a chinchila. Você pode inclusve treinar sua chinchila a voltar para a gaiola na hora do banho, assim que o tempo da brincadeira termina. Em seguida você pode também colocar a comida, fazendo com que voltar para a gaiola seja recompensador para a chinchila. Isso fará com que ela associe o fato de voltar para a gaiola com uma atividade prazeirosa - o famoso reforço positivo.

Não deixe de fornecer o banho no mínimo 3 vezes por semana. A ausência de banhos deixa a chinchila estressada, provoca problemas como tricofagia e facilita o aparecimento de fungos.

Atenção: Não dê banhos com água na chinchila!!! Banhos com água são dados apenas em situações muito específicas, como nos casos de stress calórico.

 

 

Higiene das gaiolas e do ambiente:

As gaiolas devem ser limpas ao menos uma vez por semana. Tire a serragem suja e lave a bandeja da gaiola com água e sabão de côco ou outro sabão neutro, ou então apenas água com vinagre. Se a gaiola estiver muito suja, você poderá usar um pouco de água sanitária BASTANTE DILUÍDA. Seque bem e coloque serragem nova. Não utilize produtos químicos na limpeza das gaiolas, com exceção da água sanitária, ocasionalmente, desde que bem diluída. Existem alguns produtos específicos que podem ser utilizados para lavar a bandeija, são sabões líquidos não tóxicos para pequenos animas. Se você tiver acesso a este tipo de produto, é a melhor opção e dispensa o uso de qualquer dos itens citados acima.

A limpeza do ambiente também não deve levar produtos químicos ou produtos de limpeza de cheiro forte; as chinchilas são muito sensíveis a eles. Se a gaiola fica sobre o piso frio, lave com sabão neutro, em pó ou líquido e se quiser usar água sanitária, utilize bem diluída em água e espere arejar por alguns minutos antes de colocar a gaiola de volta no local. Tanto no caso da limpeza da gaiola quanto do ambiente, se você utilizar água sanitária, não utilize as versões com cloro em hipótese alguma.